26/10/2023

27/09/2023

Comissão de Saúde e Promoção Social da Alego realiza audiência pública para tratar o tema "Status da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica em Goiás”, a DPOC, popularmente conhecida como enfisema pulmonar. Antes do debate sobre o tema, uma cabine. Mas não é qualquer uma. Esta, em particular, é fundamental, pois ela avalia a capacidade pulmonar. Ianne Pereira, técnica em espirometria nos fala sobre o aparelho. Mariza Barbosa, servidora do Poder Legislativo, está atenta à saúde. Ela hoje aproveitou a oportunidade para fazer um teste. E, agora, vamos para a Audiência Pública: O atual cenário da DPOC, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica no Estado de Goiás. Nos últimos dez anos, a DPOC, popularmente conhecida como enfisema pulmonar, foi a quinta maior causa de internação no SUS de pacientes com mais de 40 anos, com gasto anual aproximado de 100 milhões em hospitalizações, segundo o DATASUS. Em relação à mortalidade, Goiás acompanha a média nacional. Durante o debate, dados sobre uma importante pesquisa a respeito do tema, realizada entre 2017 e 2022, foram apresentados. Os resultados chamam muito a atenção. A audiência, promovida pela Comissão de Saúde da Alego, contou com a participação de especialistas da área e da sociedade civil. O diretor do Centro Estadual de Medicação de Alto Custo, Juarez Barbosa, explicou os caminhos legais para quem precisa de ajuda para abandonar o cigarro, que é uma das principais causas do enfisema pulmonar. A prevenção sempre é o melhor caminho. O diagnóstico precoce faz muita diferença. Vamos ficar atento à saúde. Dr. Fernanda Miranda Oliveira, pneumologista fala coma repórter Patrícia Lee sobre a importância do diagnóstico precoce e ainda as entrevistas : Dep. Gustavo Sebba (PSDB), autor da Audiência Pública; Roney Pereira Pinto, diretor do Centro Estadual de Medicação de Alto Custo Juarez Barbosa; Dr. Fernanda Miranda Oliveira, pneumologista.

09/08/2023

Gabinete: 409
Naturalidade: Catalão - Goiás
Data de nascimento: 14 de março de 1987
Filiação: Anna Abigail Teixeira Koppan Sebba e Jardel Sebba
Estado civil: Casado
Filhos: Duas (2) filhas
Formação: Medicina. Curso concluído na Universidade de Uberaba (Uniube), no ano de 2011
Profissão: Médico
Mandatos na Assembleia Legislativa: 1º mandato (18ª Legislatura: 2015 - 2019)
2º mandato - (2019-2023)
3º mandato- (2023-2028)

Votos em 2014: 33.760
Votos em 2018: 29.286
Votos em 2022: 27.973

Trajetória:
2004 – Filia-se ao seu atual partido, o PSDB
2005 - Inicia o curso de Medicina, em Uberaba, município de Minas Gerais;
2011 - Forma-se e vem trabalhar em Goiás, passando pelos municípios de Três Ranchos, Goiandira, Cumari, Campo Alegre, Corumbaíba, Catalão e pela capital, Goiânia;
2013 - Iniciou a residência médica em Dermatologia pelo Hospital de Doenças Tropicais (HDT), localizado em Goiânia;
2014 - Afasta-se da residência médica para se candidatar a Deputado Estadual;
2014 - Eleito para o primeiro mandato de Deputado Estadual;
2015 – Assume a liderança da bancada do PSDB na Assembleia Legislativa;
2018 - Reeleito deputado estadual por Goiás;
2019 - Eleito 3º Secretário da Mesa Diretora da Alego para o biênio 2019-2020;
2022 - Reeleito para o terceiro mandato como deputado estadual por Goiás;


Títulos e prêmios:

- Título Honorífico de Cidadão Campo-alegrense;
- Título Honorífico de Cidadão Benemérito de Catalão;
- Título honorífico de cidadão Corumbaibense



Gustavo Koppan Faiad Sebba nasceu em 14 de março de 1987, filho de Anna Abigail e Jardel Sebba, em Catalão, Goiás. Iniciou a militância política ainda na juventude, em movimentos estudantis e nos quadros jovens do Partido da Social Democracia Brasileira.

Em 2005, mudou-se para Uberaba, Minas Gerais, para estudar Medicina, concluindo o curso pela Universidade de Uberaba no ano de 2011. Como médico, atendeu em diversas cidades do interior de São Paulo e Minas Gerais. Em terras goianas, atendeu nos municípios próximos à cidade de Catalão. Em Goiânia, trabalhou no CAIS Deputado João Natal, no setor Vila Nova e, posteriormente, foi aprovado no concurso de residência médica em Dermatologia no HDT. Pela residência, ainda atuou no Hospital Geral de Goiânia (HGG) e no Hospital das Clínicas (HC).

Em 2014, suspendeu a residência médica para se candidatar a deputado estadual. Em sua primeira disputa eleitoral, sagrou-se eleito com 33.760 votos. É diplomado e inicia seu mandato em 2015. Novato, assume a responsabilidade de liderar a bancada do PSDB no Legislativo estadual, a maior da Casa. Foi líder do PSDB por quatro anos. Também no seu primeiro mandato, assume a presidência da Comissão de Saúde e Promoção Social e a vice-presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Redação. Se destaca como parlamentar produtivo, com inúmeros projetos de lei apresentados e aprovados, especialmente na área da saúde. Ao final do mandato, busca a reeleição, conquistando 29.286 votos em quase 200 municípios goianos. Reconduzido ao posto, é eleito para integrar a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, assumindo a 3ª Secretaria. Também é novamente eleito presidente da Comissão de Saúde. Agora na oposição, posiciona-se de maneira firme como fiscal do Governo de Goiás, mas mantendo postura republicana e ponderada.

Na vida pessoal, é agraciado com a chegada das filhas Anna e Alice, gêmeas nascidas prematuramente em 2021.

No biênio 2021-2022, é eleito presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. Em decorrência do seu trabalho, é reeleito para um terceiro mandato em 2022, consagrado pelo voto de 27.973 goianos. No início do seu terceiro mandato, é reconduzido à presidência da Comissão de Saúde da Alego. Em sua vida pública, tem como compromissos maiores a defesa da saúde, da educação, da segurança pública e do municipalismo.

📲 (62) 3221-3304 / 3328

Me acompanhe nas redes sociais: